top of page

Batalha da TDS: Evento cultural de Picos

A batalha do Templo do som (TDS) existe desde setembro de 2023 à praticamente um ano, foi fundada por Felipe América dos santos, em uma entrevista feita recentemente ele explica que a TDS foi uma batalha criada após a pausa de outro movimento de batalha que recentemente voltou à ativa conhecida como batalha da colmeia (BDS) que acontece no bairro Junco.

Por Eduardo Martins


ree











Felipe América dos Santos, tem 25 anos e é natural de São Raimundo Nonato e é um dos organizadores da TDS. Felipe desde de novo esteve ligado com a dança e arte, e viu a TDS como um motivo de acolhimento para os novos cantores rimarem e mostrarem sua arte.





Felipe América
Felipe América
















“Olha, eu já, desde muito cedo, eu já fui envolvido com a arte, eu comecei na dança e aí fui dançando, dançar Free Step, e no lugar onde eu morava não tinha tanto contato quanto aqui com a cultura Hip-hop, só que eu acabei indo pra dança e gostei muito e também, nesse meio tempo eu já gostava de tocar violão, e eu já gostava de música, não era cantor mas gostava de música, e também já gostava de Rock e Rap, e aí com o passar do tempo, como já me envolvia com essas coisas como dança, já organizava algumas apresentações, e organizava alguma aulas também, e ai com o tempo quando eu tive contato com a cultura Hip-hop, que foi assim quando cheguei em Picos, tive contato em 2019 mas dei andamento mesmo só após a pandemia”, compartilha Felipe

E ainda no mesmo dia consegui uma entrevista com o cantor Nayron Gabriel de Oliveira, conhecido pelo seu nome artístico Jovem NG. Ele participava da batalha da colmeia e participa da TDS regularmente desde sua primeira edição e também compõe e canta suas músicas autorais e está na fase de finalização de seu segundo álbum musical.  

Nessa entrevista eu perguntei a ele à quanto tempo ela já rima profissionalmente e ele me respondeu:


Nayron Gabriel
Nayron Gabriel

“Existe uma música minha chamada (quase uma década rimando) que conta como tudo começou, eu tenho sete anos de Rap, mas que eu venho rimar profissionalmente assim para gerar conteúdo tem mais ou menos uns quatro anos, desde 2019”, disse Nayron.



Eu ainda perguntei sobre a origem de seu nome artístico Jovem NG e ele explicou que não foi seu nome artístico principal mas foi o último definido e que se encaixou melhor para ele.


Para escutar as entrevistas completas clique no link abaixo:


A TDS existe a um ano e recentemente chegou a aparecer na Tv Cidade Verde em uma reportagem feita por Carmo Neto, e desde então ela começou a ganhar uma visibilidade e um engajamento maior em suas redes sociais tipo o seu instagram:


E o público em si aumentou, a TDS é um evento cultural de picos que acolhe a todos independente de tudo e não é só pra quem rima, e pra quem gosta de ouvir, quem quer aprender mais sobre o Hip-hop e até só ouvir a arte do Hip-hop e é um movimento cultural que é movido através da arte musical.


No link abaixo está uma live feita recentemente mostrando uma das edições deste evento:



O hip-hop no Brasil teve uma evolução marcante desde sua introdução nos anos 1980, quando movimentos como os bailes black começaram a popularizar a cultura de rua. Nos anos 1990, o estilo ganhou força com grupos como Racionais MC's, que abordavam questões sociais e políticas. Já nos anos 2000, o gênero se consolidou no mainstream, com artistas diversificando sonoridades e estilos. Entre 2010 e 2020, o hip-hop se tornou um dos principais gêneros musicais do país, impulsionado pela era digital e colaborações com outros estilos, como o funk e o pop. Hoje, é um pilar da música brasileira, reconhecido mundialmente.


 
 
 

Comentários


bottom of page