Bode Assado do Almeida e a culinária de Bodes em Picos
- Caio Araujo Costa
- 9 de nov. de 2023
- 2 min de leitura

Segundo dados do IBGE (2021), o estado do Piauí tem o terceiro maior rebanho caprino do Brasil (15%), perdendo apenas para Pernambuco (16%) e Bahia (20%). Apesar de não ser a maior referência no estado, a cidade de Picos é conhecida popularmente pela criação ovino-caprina e principalmente pela culinária derivada dos animais.
Bodes e Carneiros são animais que se adaptam mais facilmente às condições climáticas da região semiárida, se tornando uma criação mais rentável para o pequeno pecuarista, que vê no comércio do bode uma oportunidade de renda e até consumo próprio.
Não só os aspectos comerciais atraem o consumo da carne ovina e caprina: Um estudo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mostra que a carne desses animais tem muitas propriedades nutritivas para o corpo humano, sendo rico em ferro e proteínas, além de ter baixos índices de gordura e uma fácil digestão.
Um dos restaurantes mais conhecidos na região de Picos é o Bode Assado do Almeida, localizado no bairro Junco, próximo à Universidade Federal do Piauí. O local é ponto de visita justamente por seu prato principal: o Bode Assado.

João Pedro, que trabalha como garçom no estabelecimento, conta que já receberam muitas visitas tanto da região, como de fora:
“[...] a gente recebe muitos (clientes de fora). A gente recebe pessoas de outros estados e até de outros países; o pessoal da Globo já jantou aqui uma vez. E eles sempre gostam. (O restaurante) é bem tradicional; não é porque eu trabalho aqui não, mas o restaurante é bem falado aqui na região.”
O funcionário conta que o estabelecimento já funciona há quase 25 anos, fundado e administrado por José Josino dos Santos, o “Seu Almeida”, que tem seu nome estampado na placa do restaurante. Um dos fatos mais curiosos sobre o lugar é a prática de expor a carne fresca no varal em frente ao ponto, fazendo com que, quem passe por ali de dia, sempre lembre do local:

A prática acontece para aumentar o tempo de conservação da carne e acaba dando uma consistência a mais para o sabor. A carne vem de cidades vizinhas, como Itainópolis e Jaicós já abatidas, prontas para esse processo que ocorre, geralmente, aos sábados. O restaurante é exemplo da culinária marcante da região semiárida do Piauí, abrindo de terça à domingo, das 17 horas até a meia noite.






















Comentários