Comércio em Dom Expedito Lopes oferece ao consumidor novas experiências
- JOAO MIKAEL DOS SANTOS LOPES

- 19 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
O tradicional comércio da cidade de Dom Expedito Lopes - Pi, surgiu por volta de 1961, logo no início do município.
Por Luca Luis, estudante do 3° período de jornalismo pela UESPI, Picos
A população de Dom Expedito Lopes é de 6.320 (residentes), de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022. A principal economia local é a castanha de caju, o mel de abelha. Os produtos são exportados para outros estados, como, São Paulo, Belo Horizonte e, também para fora do Brasil, o que gera uma renda para muitas famílias do município. A cidade conta atualmente com 384 empresas ativas. O comerciante Vinícius conta como se inseriu no mercado local.

“Fui pegando gosto de comprar e vender até o momento em que me surgiu uma ideia de montar um mercadinho.Daí então, consegui montar um supermercado bacana”, destaca Vinícius Belo.
Segundo o comerciante, aposentados e concursados são os grupos que mais movimentam o comércio local. Ele acredita que a não existência de mais possibilidades de geração de emprego torna o público consumidor mais restrito.O comércio do comerciante Vinícius, o entrevistado da matéria, é um dos que mais cresce na região, comparado aos das outras localidades. Os produtos que mais faturam no comércio da cidade, são itens para o dia a dia, como flocão de milho, café, arroz, feijão, farinha de trigo, etc.
Na concorrência do comércio em DEL (Dom Expedito
Lopes), vai de uma forma bem atual, hoje faz-se muito atendimento pelo whatsapp, propagandas de rádio, carro de som divulgando as ofertas da semana. A rotina para eles é uma rotina bastante movimentada, muito trabalho, separação dos produtos, colocando conforme o tipo do mesmo, fazendo layout, atribuição de preço na mercadoria e assim, expor nas prateleiras de forma bem organizada para atrair a atenção do consumidor.
A forma de entrega dos produtos é de imediato. O cliente recebe suas compras em casa, no conforto do seu lar, sem cobrança alguma de frete na entrega. O dono do comércio é quem chega primeiro e sempre sai por último, pois precisa deixar tudo organizado para o atendimento aos clientes, seja de forma presencial ou de maneira virtual. A cidade conta atualmente com 384 empresas ativas, conforme dados coletados no site empresa aqui.





Comentários