top of page

Dificuldade dos estudantes residentes da cidade de Picos em conseguir manter uma alimentação com bom índice nutricional

​Por Victória Nascimento

Com a taxa do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrando acumulo de 4,76% na inflação em 2024, o custo de manter uma alimentação básica e adequada tem sido um desafio para os estudantes que moram na cidade localizada no centro-sul do Piauí.

(Imagem: Victória Nascimento)
(Imagem: Victória Nascimento)











​A cidade de Picos se destaca ao passar dos anos como uma cidade universitária já que conta com vários polos acadêmicos e muitos alunos se deslocam de suas cidades para cá em busca de um estudo de qualidade. Em busca de saber a opinião dos alunos, alguns foram procurados tanto na Universidade Estadual do Piauí quanto na Universidade Federal do Piauí para falar a respeito de seus hábitos alimentares.


​​​Com a alta dos preços encontrados nos supermercados da cidade, os estudantes relatam a dificuldade de manter uma alimentação adequada, que tenha um bom índice nutricional e que possa contribuir com seu desempenho em suas atividades diárias. A ausência da oferta de frutas, verduras e legumes a preços acessíveis está cada vez mais escassa e até mesmo nos dias de promoção dos mercados e nas feiras livres o valor cobrado não cabe no orçamento dos alunos que muitas vezes são de fora da cidade e contam com auxílio de familiares e até mesmo de suas universidades para se manter.


​Os estudantes da Universidade Federal do Piauí apresentam uma alimentação melhor e mais adequada visto que possuem no campus Senador Helvídio Nunes de Barros um Restaurante Universitário que oferece duas refeições diárias: o almoço, servido de 11h às 13h30 e o jantar, servido de 17h às 19h, de segunda a sexta-feira. Além de oferecer um cardápio amplo e variado com supervisão de profissionais da nutrição: a nutricionista Sintia Andrea Barbosa Gomes (Chefe da Divisão de Produção de Alimentos) e a Nutricionista Me. Ellaine Santana de Oliveira, os estudantes de nutrição do campus usam o espaço como laboratório para aperfeiçoar seus conhecimentos sobre uma alimentação equilibrada e saudável.




(Restaurante Universitário da UFPI em Picos e almoço servido. Imagens: Victória Nascimento)


​​Os alunos que foram entrevistados majoritariamente relataram como sua alimentação consiste na presença do Restaurante Universitário, sendo assim, acabando tendo uma alimentação minimamente saudável mas não estão isentos de alimentos que não são aconselhados por nutricionista como, por exemplo, os salgados e refrigerantes no intervalo das aulas.​


​Os estudantes da Universidade Estadual do Piauí, campus Prof. Barros Araújo, diferentemente dos estudantes citados anteriormente, apresentam maior dificuldade em manter uma alimentação saudável e adequada. A estudante Sara Beatriz, estudante de Ciências Contábeis, por exemplo, relata como acontece com frequência de passar o dia inteiro sem comer e se alimentar apenas no turno da noite quando está em casa. 


Universidade Estadual do Piauí. Imagem: Victória Nascimento)
Universidade Estadual do Piauí. Imagem: Victória Nascimento)













A chapa 1, que tem como candidata a professora Mariluska Deus Oliveira, que disputa a direção do campus novamente nas próximas eleições, se pronunciou a respeito da alimentação de seus estudantes. Segundo os representantes será uma prioridade da chapa trazer para o campus de Picos, Prof. Barros Araújo, o sistema de Cozinha Universitária, que está em fase de teste no campus de Torquato Neto, na UESPI de Teresina, capital do estado, desde o fim da greve dos discentes no início do ano letivo de 2024.


De acordo com a nutricionista Grazielle Sardeiro a base alimentar dos estudantes está diretamente ligada ao seu desempenho acadêmico e até mesmo ao seu desenvolvimento cognitivo. Pensando na rotina do estudante que é majoritariamente corrida e precisa de praticidade, a especialista em emagrecimento a base de uma alimentação descomplicada dá dicas de como montar uma rotina alimentar, organizar as refeições e até mesmo preparos de determinados alimentos para que possam ser aliados dos estudantes na hora de produzir energia para os estudos. 

(Nutricionista Grazielle Sardeiro. Imagem: Arquivo pessoal)
(Nutricionista Grazielle Sardeiro. Imagem: Arquivo pessoal)

















Além disso, Grazielle Sardeiro reitera a importância da ingestão de muita água para que a alimentação adequada seja, de fato, funcional para o organismo de cada indivíduo e expressa também sobre a importância do exercício físico para afastar as doenças que podem surgir com a falta da prática, o estresse da vida acadêmica e como uma alimentação simples, com alimentos que podem ser encontrados a preços acessíveis e em maior oferta podem ajudar o cotidiano dos estudantes. 


A nutricionista em sua página do Instagram (@nutrigraziellesardeiro) que acumula mais de 22 mil seguidores dá dicas sobre alimentação descomplicada, alimentos saudáveis que podem acabar atrapalhando o processo de emagrecimento, discorre a respeito dos industrializados e abre espaço através das caixinhas nos stories para consultoria gratuita, para ajudar seus seguidores a alcançar seus objetivos além de compartilhar a sua própria rotina alimentar e de exercícios físicos.  


ree










Clique aqui pora conferir a reportagem completa com nossos entrevistados, conhecer os ambientes acadêmicos da cidade de Picos, o Restaurante Universitário da Universidade Federal do Piauí e também ouvir dicas valiosas sobre alimentação da nutricionista Grazielle Sardeiro no vídeo a




 
 
 

Comentários


bottom of page