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Jornalismo Ambiental: A importância da educação ambiental na conscientização dos estudantes de rede pública


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Foto: https://www.freepik.com/

Por Brenda Ester, João Gabriel e Adão Matos:


A educação ambiental é essencial para sensibilizar, informar e formar os estudantes sobre a importância de preservar os recursos naturais e promover o desenvolvimento para uma boa qualidade de vida. Através de reportagens, artigos e notícias produzidos por jornalistas, os professores da rede pública e privada podem abordar temas como sustentabilidade, preservação da natureza e impacto das ações humanas no meio ambiente. 


De acordo com a professora de geografia, Jéssica Cristina Oliveira Frota, existem diversas formas de ser trabalhada a educação ambiental entre os alunos.

“Resíduos sólidos, conservação de unidades, não desperdício, recursos hídricos, recursos minerais e florestais são alguns conteúdos que podem ser trabalhados”, afirma a professora.

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Professora Jéssica Cristina Oliveira Frota Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Jéssica ressalta que a educação ambiental está centrada na forma como cuidamos do meio ambiente e como podemos manter o ambiente equilibrado por meio das nossas ações, onde todos possam viver sem prejudicar uns aos outros. E ainda enfatiza que a instituição que a mesma ensina, todo ano inova na escolha da temática da semana do meio ambiente.

“Ano passado (2023) a temática era resíduos sólidos, sua reciclagem e conscientização, onde os alunos produziram charges, paródias, poemas, produziram roupas para um desfile de reciclados e criaram vários cartazes com produtos reciclados. Fizemos uma culminância de apresentação das turmas a fim de eleger, através de votação, aquela que produziu melhor em todos os quesitos, montamos a banca de jurados e no final a turma vencedora ganhou medalha de ouro”, declarou a professora. 

A preservação da natureza é de extrema importância para os seres humanos. A professora Jéssica finaliza sua fala destacando que é essencial que os alunos tenham uma educação ambiental, pois somente assim é possível ter compreensão de que todos os recursos extraídos da natureza são essenciais para a vida e para as gerações futuras. 

“Através de projetos como esse o aluno compreende as ações do ser humano no meio e cria um vínculo de entendimento do quanto nossas necessidades precisam dos recursos e que, portanto, devemos conservar e preservar”, concluiu. 

As escolas desempenham um papel crucial na construção de uma sociedade consciente, é através da educação que é ensinado às pessoas como cuidar do meio ambiente, descartar o lixo de maneira correta e etc. Entretanto, a educação ambiental é um tema que não deve ser abordado apenas no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) ou na semana em que é comemorado, é um tema que deve ser debatido desde a educação de base, pois somente dessa forma, é possível haver uma conscientização da sociedade. 


A educação ambiental está presente como norma de ensino nas diretrizes curriculares nacionais, que devem ser aplicadas por todos os membros da esfera pública (governos federal, estadual e municipal). Cabe a esses mesmos governos estabelecerem como serão aplicadas essas normas de ensino que são de vital importância para o meio ambiente e para sociedade. 


Educação ambiental na perspectiva dos estudantes

Em uma pesquisa realizada com alunos da rede pública do ensino médio de Picos e Oeiras no Piauí, foram alcançadas respostas de alunos do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio, onde a faixa etária é entre 14 e 25 anos. A pesquisa tinha como intuito buscar informações sobre o conhecimento desses estudantes a respeito da educação ambiental e sobre as ações desenvolvidas acerca do tema dentro dessas escolas. 

De acordo com a análise, 40,9% dos entrevistados mencionaram que questões ambientais não são discutidas em sala de aula ou em outras áreas da escola, enquanto 59,1% afirmaram que o tema é abordado nas dependências escolares. Dessa forma, demonstra-se que nem todas as escolas têm acesso às temáticas ambientais discutidas em reportagens jornalísticas, já que as secretarias estaduais de educação não estão direcionando as escolas conforme o que é estabelecido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que visa promover uma educação ambiental que conscientize sobre a importância do meio ambiente.


Na pesquisa, foram utilizados dois métodos de questionamento: o estimulado, no qual os entrevistados respondiam a perguntas com opções de resposta fornecidas, e o espontâneo, no qual respondiam apenas à pergunta sem opções pré-determinadas. 

Na pergunta estimulada, os entrevistados foram questionados sobre como acessam informações sobre o meio ambiente. Os resultados mostraram que 68,2% afirmaram ter acesso através de redes sociais, 18,2% obtêm informações em portais de notícias e 13,6% disseram ter acesso por meio dos professores, ou seja, em sala de aula. Os dados estão representados no gráfico abaixo.


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Na pergunta espontânea, os entrevistados foram questionados se têm acesso a algum portal jornalístico e, se sim, qual. Os resultados mostraram que 68% das pessoas entrevistadas responderam que não têm acesso a portais jornalísticos que abordem o meio ambiente, enquanto 22,5% afirmaram ter acesso a portais desse tipo. Além disso, 4,5% mencionaram ter acesso através da internet, e 4,5% não souberam ou não responderam (observação: os dados foram somados abaixo). Os resultados estão representados no gráfico a seguir.


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Os dados indicam que 100% dos entrevistados reconhecem a importância de preservar a natureza para a continuidade da vida na Terra. Todos os participantes da pesquisa afirmaram estar cientes da responsabilidade que a sociedade possui com o meio ambiente. 


Para mais informações, acesse a nossa página de jornalismo ambiental no Instagram: @ecojornalistas. 


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