top of page

Do quintal pra mesa: O desenvolvimento do quintal produtivo

Os quintais produtivos são espaços geralmente pequenos, onde são cultivados alimentos, plantas medicinais, ornamentais ou outras espécies de interesse econômico. Neles podem ser incluídos hortas, pomares, jardins de ervas, entre outros. Assim a importância dos quintais produtivos vai além do aspecto econômico, eles auxiliam nas questões sociais como na segurança alimentar, visto que quintais produtivos fornecem uma fonte adicional de alimentos para as famílias, contribuindo para a segurança alimentar. 


Foto autoral de um pé de acerola do quintal produtivo do jovem Paulo Henrique 


Isto é, eles ajudam a diversificar a dieta, fornecendo acesso a alimentos frescos e nutritivos, muitas vezes a custo mais baixo do que comprar em supermercados. Assim, gerando renda em áreas urbanas e rurais, os produtos cultivados nos quintais podem ser vendidos localmente, proporcionando uma fonte de renda adicional para as famílias e fortalecendo o comunitário.

Segundo a Nutricionista Lucilene Batista, o consumo de produtos orgânicos produzidos nesses quintais auxiliam, em uma alimentação balanceada, com a melhor qualidade de vida, além de prevenir e diminuir as doenças crônicas.

“É possível ter uma alimentação balanceada a partir dos quintais produtivos, inclusive  tem a possibilidade de diversificar ainda mais a alimentação, visto que os quintais produtivos têm o papel de fazer a inclusão social pela via produtiva, que pode ajudar muito a diminuir a desigualdade social e combater a fome. Melhora da qualidade de vida da sociedade, pois visa garantir soberania alimentar no país, com uma produção diversificada de alimentos in natura como arroz, feijão, leguminosas, frutas, entre outros. Esses alimentos naturais podem ajudar na diminuição de doenças crônicas, pela possibilidade de diversificação alimentar e nutricional”, afirma a nutricionista.

Além disso, também pode auxiliar na educação ambiental e alimentar, afinal, quintais produtivos são excelentes espaços para educação, pois eles podem proporcionar oportunidades para aprender sobre práticas agrícolas sustentáveis, conservação de recursos naturais, nutrição e culinária saudável, tanto para adultos quanto para crianças.


Foto autoral de um pé de manga do quintal produtivo do jovem Paulo Henrique 


Para o engenheiro Agrônomo Maick Antonio, os quintais produtivos possuem  grande importância para a sociedade, pois influenciam na área ambiental, social, cultural e econômica:

“Ajuda na conservação do meio ambiente, produz alimentos saudáveis, proporciona ocupação para as famílias, gerando emprego para outras pessoas e renda com comercialização dos produtos”, afirma.

Desta forma, também ensinando-os a ter resiliência em crises, visto que em situações de crises econômicas, desastres naturais ou emergências de saúde pública, os quintais produtivos podem desempenhar um papel crucial na garantia do acesso a alimentos frescos e saudáveis, ajudando as comunidades a se tornarem mais autossuficientes e resilientes diante de adversidades.

O jovem Paulo Henrique, de 17 anos, sempre aprendeu através do seu pai e seu avô sobre a produção de alimentos orgânicos, e hoje em dia o mesmo consegue ter uma renda extra através dessas produções.

“Com a crescente preocupação com o consumo consciente e sustentável, muitas pessoas estão buscando por produtos de melhor qualidade e com menor impacto ambiental. Isso abre oportunidades para empreendedores que desejam vender produtos sustentáveis e ecologicamente corretos. Se você tem interesse nesse tipo de negócio, pode ser uma ótima ideia investir nesse mercado em crescimento”, destaca.

Assim, no aspecto ambiental, os quintais produtivos também desempenham um papel importante, contribuindo para a conservação da biodiversidade, redução da pegada de carbono, melhoria da qualidade do solo, conservação da água e promoção de práticas agrícolas sustentáveis. Deste modo, eles representam uma abordagem para promover o bem-estar social e ambiental das comunidades.

O engenheiro agrônomo ainda destaca como esses quintais podem ajudar com a proteção do solo e o meio ambiente:


“Os quintais produtivos possibilitam a produção vegetal e animal em contato direto com a natureza, sem agredir o ecossistema local.  Pois no mesmo todas as tomadas de decisão necessárias desde a sua implantação e condução, são realizadas com o intuito de fazer o controle ou ação de forma mais natural possível, como por exemplo o controle de uma praga, em quintais produtivos se utiliza o controle natural e biológico, podendo ser utilizados plantas e insetos do próprio economista para fazer o controle.” 

Assim, a fim de auxiliar esses produtores, a secretaria de agricultura da cidade de São Luís do Piauí organizou, no final de 2023, a primeira feira livre de pequenos produtores agrícolas, onde pôde proporcionar não apenas conhecimento a população mas também um espaço para impulsionar venda de produtos orgânicos.

Comentários


bottom of page